Clima de ambiente acadêmico nos grupos dos whatsApp de sala de aula de graduandos

Autores

  • Emanuel Rodrigues do Nascimento CIN/UFPE
  • Patrícia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco CIN/UFPE

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.121356

Palavras-chave:

WhatsApp, clima de ambiente acadêmico, teoria de resposta ao item

Resumo

Este artigo tem como objetivo aplicar os estudos sobre o clima de ambiente acadêmico nos grupos do WhatsApp de salas de aula de graduandos e diagnosticar os impactos nas atividades acadêmicas. Para isso, foi realizado um estudo de caso, com graduandos das instituições de ensino superior, no município de Caruaru-PE. Além disso, foram realizados: uma pesquisa bibliográfica, contemplando 22 estudos; levantamento de dados em campo, oriundos de 2.401 questionários aplicados; e um processo estatístico, a fim de confirmar o clima e seus efeitos. Os resultados confirmaram a presença do clima de ambiente acadêmico nos grupos do WhatsApp de sala de aula e sua influência nos comportamentos dos graduandos, por consequência nas suas atividades acadêmicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-12-28

Como Citar

RODRIGUES DO NASCIMENTO, E.; CABRAL DE AZEVEDO RESTELLI TEDESCO, P. Clima de ambiente acadêmico nos grupos dos whatsApp de sala de aula de graduandos. RENOTE, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 335–344, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.121356. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/121356. Acesso em: 2 fev. 2023.

Edição

Seção

Tecnologias móveis e mobile learning na formação