Como um drone voa? Descubra na aula de física!

Autores

  • Michael Zardo Universidade de Caxias do Sul
  • Cristine Elisa Ramos dos Reis Universidade de Caxias do Sul
  • Carine Geltrudes Webber Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.121229

Palavras-chave:

Ensino da Física, Minidrone, Pensamento Computacional

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo investigar o uso de minidrones no ensino de Física. Nele apresenta-se uma proposta de ensino da área da Mecânica para estudantes do Ensino Médio. Os conceitos tratados compreendem o deslocamento, a velocidade, a queda dos corpos e a aceleração. Partindo-se das dúvidas e questionamentos que a Física suscita no Ensino Médio, aliada a necessidade de integração com tecnologias e novos saberes, elaborou-se um projeto utilizando um minidrone programável modelo Airblock. Os resultados evidenciaram engajamento dos estudantes em todas as tarefas, revelando que o uso do minidrone propiciou um ambiente criativo, inspirando aprendizagens que se estenderam aos domínios da programação e do pensamento computacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-12-28

Como Citar

ZARDO, M.; ELISA RAMOS DOS REIS, C.; GELTRUDES WEBBER, C. Como um drone voa? Descubra na aula de física!. RENOTE, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 292–301, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.121229. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/121229. Acesso em: 25 jun. 2022.

Edição

Seção

Robótica Educacional