Utilização de realidade aumentada e virtual por professores do ensino especial: uma análise de usabilidade e experiência do usuário

Autores

  • Franciane Lima IFMA
  • Claudiene Sousa IFMA
  • Nicolas Melo IFMA
  • Eville Ribeiro-Novaes IFMA
  • Davi Viana UFMA
  • Ariel Soares Teles IFMA

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.121228

Palavras-chave:

Realidade Aumentada, Realidade Virtual, Necessidades Educacionais Específicas, Objetos Digitais de Aprendizagem, Usabilidade, Experiência do Usuário

Resumo

Este estudo objetivou identificar as percepções, em relação às tecnologias de Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV), como ferramentas educacionais, de professores da educação especial do ensino fundamental e médio de 8 escolas públicas de 2 municípios do Maranhão. Inicialmente, foi analisado o quanto professores têm conhecimento acerca da utilização de Objetos Digitais de Aprendizagem (ODAs) de RA e RV. Em seguida, ferramentas que podem ser utilizadas em aulas foram apresentadas aos participantes, visando avaliar a usabilidade e a experiência do usuário (UX). Os resultados mostraram que grande parte dos professores usam tecnologias digitais, mas não especificamente as de RA e RV. Os resultados também mostraram que as ferramentas propostas foram avaliadas positivamente em relação à usabilidade e UX.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-12-28

Como Citar

LIMA, F.; SOUSA, C.; MELO, N.; RIBEIRO-NOVAES, E.; VIANA, D.; SOARES TELES, A. Utilização de realidade aumentada e virtual por professores do ensino especial: uma análise de usabilidade e experiência do usuário. RENOTE, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 282–291, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.121228. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/121228. Acesso em: 3 fev. 2023.

Edição

Seção

Realidade virtual e aumentada na Educação