Produzindo podcasts na educação física escolar: possibilidades e desafios durante o ensino remoto emergencial

Autores

  • Khalmel Gabriel Lima de Oliveira PPEDU/UFSJ
  • Diego de Sousa Mendes PPEDU/UFSJ

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.121225

Palavras-chave:

podcast, Ensino Remoto Emergencial, Educação Física escolar, Pesquisa-Ação, mídia-educação

Resumo

O contexto da Covid-19 não só reforçou a importância das discussões acerca das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação em contextos educacionais, mas também levou gestores e professores a implementar estratégias pedagógicas em consonância com as particularidades do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Assim, o presente estudo, de viés qualitativo e do tipo Pesquisa-Ação, tem como objetivo refletir uma experiência pedagógica desenvolvida em aulas de Educação Física escolar, a partir da produção de podcasts. Foram produzidos onze podcasts sobre a temática do racismo no esporte. Por fim, a utilização de podcasts como recurso pedagógico constituiu parte de um novo arranjo didático, que provocou maior participação e engajamento de parcela dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-12-28

Como Citar

GABRIEL LIMA DE OLIVEIRA, K.; DE SOUSA MENDES, D. Produzindo podcasts na educação física escolar: possibilidades e desafios durante o ensino remoto emergencial. RENOTE, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 272–281, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.121225. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/121225. Acesso em: 2 fev. 2023.

Edição

Seção

Projeto e desenvolvimento de objetos educacionais