Objeto de aprendizagem desenvolvido com elementos da gamificação para a qualificação de profissionais de um hospital público universitário

Autores

  • Lyana Borba da Silva PUCRS
  • Caroline Becker PUCRS
  • Joseane Stahl Silveira UFCSPA
  • Jamila Ivanise Grigolo HCPA
  • Roberta Martins HCPA

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.121221

Palavras-chave:

Gamificação, educação a distância, educação na saúde

Resumo

Este estudo teve como objetivo avaliar a aplicação de um objeto de aprendizagem desenvolvido com elementos da gamificação. Este objeto de aprendizagem compôs um curso em educação a distância disponibilizado aos profissionais que atuam em um hospital público universitário do Rio Grande do Sul. Para isso se utilizou o método de estudo de caso, com caráter exploratório e abordagem qualitativa. Foi realizada a análise de 429 relatos obtidos através da Avaliação de Satisfação do curso a distância, disponibilizado no período de abril a setembro de 2020. Os dados coletados foram submetidos aos pressupostos da Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Evidenciou-se, através da análise, aspectos pedagógicos, os quais demonstraram que o uso de elementos da gamificação em objetos de aprendizagem para a educação a distância são bem aceitos pelos profissionais e contribuem para a construção do conhecimento.

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Publicado

2021-12-28

Como Citar

BORBA DA SILVA, L.; BECKER, C.; STAHL SILVEIRA, J.; IVANISE GRIGOLO, J.; MARTINS, R. Objeto de aprendizagem desenvolvido com elementos da gamificação para a qualificação de profissionais de um hospital público universitário. RENOTE, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 244–251, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.121221. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/121221. Acesso em: 4 fev. 2023.

Edição

Seção

Projeto e desenvolvimento de objetos educacionais