Utilização de notas escolares para predição da nota ENEM em ciências humanas
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.121211Palavras-chave:
ENEM, ensino médio, notas escolares, nota ENEM, ciências humanasResumo
O presente trabalho explora a hipótese de predição da nota ENEM em ciências humanas a partir de dados pedagógicos oriundos de notas de avaliações escolares de estudantes de ensino médio de um colégio particular em São Paulo. A partir da análise, foi possível a predição da nota ENEM de ciências humanas no decurso do 3º ano do ensino médio com uma correlação (r de Pearson) de 60,2% e RMSE de 39,7 pontos na escala ENEM. O modelo apontou, ainda, conteúdos relevantes fortemente correlacionados com o desempenho ENEM já desde o 1º ano do ensino médio.Downloads
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Publicado
2021-12-28
Como Citar
CORDEIRO FILHO, J.; ELIAS PENTEADO, B.; IBERT BITTENCOURT, I.; ISOTANI, S. Utilização de notas escolares para predição da nota ENEM em ciências humanas. RENOTE, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 223–233, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.121211. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/121211. Acesso em: 2 abr. 2023.
Edição
Seção
Mineração de dados educacionais
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