Utilização de notas escolares para predição da nota ENEM em ciências humanas

Autores

  • Juvenal Cordeiro Filho ICMC-USP
  • Bruno Elias Penteado ICMC-USP
  • Ig Ibert Bittencourt UFAL
  • Seiji Isotani ICMC-USP,

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.121211

Palavras-chave:

ENEM, ensino médio, notas escolares, nota ENEM, ciências humanas

Resumo

O presente trabalho explora a hipótese de predição da nota ENEM em ciências humanas a partir de dados pedagógicos oriundos de notas de avaliações escolares de estudantes de ensino médio de um colégio particular em São Paulo. A partir da análise, foi possível a predição da nota ENEM de ciências humanas no decurso do 3º ano do ensino médio com uma correlação (r de Pearson) de 60,2% e RMSE de 39,7 pontos na escala ENEM. O modelo apontou, ainda, conteúdos relevantes fortemente correlacionados com o desempenho ENEM já desde o 1º ano do ensino médio.

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Publicado

2021-12-28

Como Citar

CORDEIRO FILHO, J.; ELIAS PENTEADO, B.; IBERT BITTENCOURT, I.; ISOTANI, S. Utilização de notas escolares para predição da nota ENEM em ciências humanas. RENOTE, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 223–233, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.121211. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/121211. Acesso em: 2 jul. 2022.

Edição

Seção

Mineração de dados educacionais