Revisão sistemática da literatura sobre o uso de learning analytics no ensino de programação

Autores

  • José Wilker Pereira Luz IFMA
  • Márcia Jussara Hepp Rehfeldt UNIVATES
  • Maria Claudete Schorr UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.121207

Palavras-chave:

, Learning Analytics, Ensino de Programação, Revisão Sistemática da Literatura

Resumo

As técnicas de Learning Analytics (LA) são usadas numa variedade de níveis educacionais, com objetivos diferentes, o que permite descrever, diagnosticar, prever e prescrever a aprendizagem, especialmente, no Ensino Superior. Para entender o uso do LA, analisamos, neste artigo, através de uma revisão sistemática da literatura, os procedimentos de pesquisa e os resultados produzidos, que tratam da aplicação da LA no ensino de programação. Nesse sentido, definimos questões de pesquisa para compreender o seu impacto nos processos de ensino e aprendizagem. Essas nos permitiram avaliar que as teorias de aprendizagem não foram utilizadas explicitamente, os processos metodológicos mais usados e como os dados são coletados e analisados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-12-28

Como Citar

WILKER PEREIRA LUZ, J.; JUSSARA HEPP REHFELDT, M.; CLAUDETE SCHORR, M. Revisão sistemática da literatura sobre o uso de learning analytics no ensino de programação. RENOTE, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 203–212, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.121207. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/121207. Acesso em: 29 jun. 2022.

Edição

Seção

Mineração de dados educacionais