Regras de associação aplicadas ao problema de evasão de alunos de cursos de pós-graduação (Lato Sensu) na modalidade EaD de uma instituição de ensino privada

Autores

  • Dayane Priscila Bicalho de Souza UFVJM
  • Cristiano Grijo Pitangui UFSJ
  • Henrique Carlos F. Boa Carvalho UFVJM
  • Luciana Pereira de Assis UFVJM
  • Alessandro Vivas Andrade UFVJM
  • Eduardo Trindade UFVJM

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.121205

Palavras-chave:

Ensino a Distância, Evasão, Regras de Associação

Resumo

Um dos grandes desafios enfrentados pelo Ensino a Distância (EaD) é a desistência do aluno antes da conclusão do curso. Neste sentido, este problema tem sido abordado sobre os mais variados aspectos. Contudo, estudos sobre a evasão de cursos de pós-graduação EaD ainda são mais restritos quando comparados à cursos de graduação nesta mesma modalidade, notadamente devido a menor disponibilidade de dados. Este trabalho realiza a análise dos fatores que levaram à evasão de cursos de pós-graduação EaD de uma Instituição de Ensino privada que detém mais de 300 mil alunos. Para tanto, utilizaram-se ferramentas de estatística descritiva como também de Mineração de Dados, mais especificamente de Regras de Associação. Resultados apontam que fatores institucionais relacionados ao material didático e dificuldade com recursos tecnológicos foram alguns dos principais agentes causadores de evasão nos cursos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-12-28

Como Citar

PRISCILA BICALHO DE SOUZA, D.; GRIJO PITANGUI, C.; CARLOS F. BOA CARVALHO, H.; PEREIRA DE ASSIS, L.; VIVAS ANDRADE, A.; TRINDADE, E. Regras de associação aplicadas ao problema de evasão de alunos de cursos de pós-graduação (Lato Sensu) na modalidade EaD de uma instituição de ensino privada. RENOTE, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 193–202, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.121205. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/121205. Acesso em: 1 fev. 2023.

Edição

Seção

Mineração de dados educacionais