GAMIEFECTS: A proposta de um framework para apoiar a avaliação de gamificação em contextos educacionais

Autores

  • Wendel Souto Reinheimer UFSM
  • Roseclea Duarte Medina UFSM

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.121195

Palavras-chave:

Gamificação, Framework, Avaliação, Educação, GAMIEFECTS

Resumo

Na educação, a gamificação tem se mostrado uma estratégia promissora para promover o aprendizado, a motivação e o engajamento dos alunos. Entretanto, alguns estudos têm mostrado que seu uso nem sempre traz resultados positivos, sendo imprescindível considerar o processo de avaliação um aspecto importante, uma vez que a partir dela é possível verificar a eficácia da gamificação e se os objetivos da gamificação estão sendo alcançados. Nesse contexto, verificou-se a escassez de métodos ou abordagens avaliativas específicas para a gamificação, resultando na falta de instruções e orientações para a realização desse procedimento. Assim, este trabalho trata-se de parte de uma dissertação em fase desenvolvimento, e apresenta um framework para apoiar o processo de avaliação da gamificação em contextos educacionais. O framework GAMIEFECTS foi desenvolvido com base no Design Science Research Methodology (DSRM) e é composto por cinco dimensões, onde cada uma delas corresponde a um determinado aspecto de avaliação e deve ser capaz de auxiliar professores, pesquisadores e/ou designers com processos avaliativos que envolvem o uso da gamificação para contextos de aprendizagem.

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Publicado

2021-12-28

Como Citar

SOUTO REINHEIMER, W.; DUARTE MEDINA, R. GAMIEFECTS: A proposta de um framework para apoiar a avaliação de gamificação em contextos educacionais. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 122–131, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.121195. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/121195. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Jogos digitais aplicados ao ensino/aprendizagem