Avaliacão de objetos digitais de aprendizagem: como os licenciados em computação analisam jogos educacionais?

Autores

  • Douglas Silva Universidade do Estado do Amazonas
  • Rafaela Melo Universidade Federal do Amazonas
  • Fernanda Pires Universidade do Estado do Amazonas
  • Marcela Pessoa Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.121193

Palavras-chave:

Licenciatura em Computação, Jogos Educacionais, Jogos Sérios, Game Learning Analytics, Avaliação, Objetos Digitais de Aprendizagem

Resumo

No Brasil, os egressos de Licenciatura em Computação têm como competência projetar, desenvolver e avaliar tecnologias digitais para o contexto educacional. Entretanto, existem desafios a serem superados com relação a avaliação da aprendizagem em ambientes como os jogos educacionais. O presente artigo relata uma experiência realizada com estudantes de Licenciatura em Computação, onde foram apresentados conceitos referentes a avaliação de Objetos Digitais de Aprendizagem (ODAs), em específico os jogos educacionais, com ênfase em técnicas de Game Learning Analytics. A pesquisa cruzou os relatos do grupo focal, análise documental e questionários. Dentre os resultados, foi possível visualizar os métodos que os participantes utilizam para avaliar seus jogos, os desafios na avaliação, suas experiências, como compreendem os dados dos jogos e análises que podem realizar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-12-28

Como Citar

SILVA, D.; MELO, R.; PIRES, F.; PESSOA, M. Avaliacão de objetos digitais de aprendizagem: como os licenciados em computação analisam jogos educacionais?. RENOTE, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 111–121, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.121193. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/121193. Acesso em: 2 fev. 2023.

Edição

Seção

Jogos digitais aplicados ao ensino/aprendizagem