PAJDE: Um modelo avaliativo para jogos digitais educacionais

Autores

  • William de Souza Santos IFPB/Campus Cajazeiras

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.121192

Palavras-chave:

Avaliação, Jogos Digitais Educacionais, Modelo Avaliativo, Processo Hierárquico Analítico (AHP)

Resumo

No cenário mundial, a utilização dos jogos digitais em ambientes educacionais tem se tornado cada vez maior. Apesar disto, o uso destas mídias nesses cenários ainda é visto com certa desconfiança, já que faltam grandes evidências que comprovem as contribuições dos jogos digitais para a aprendizagem. Por este motivo, buscam-se modelos avaliativos que possam evidenciar o potencial e a eficácia destas mídias no processo de ensino e aprendizagem. Neste intuito, através de uma metodologia exploratória, este artigo aborda o processo de desenvolvimento de um instrumento quali-quantitativo de avaliação do potencial dos jogos digitais educacionais. Como resultado é apresentado o Programa de Avaliação de Jogos Digitais Educacionais (PAJDE) que contribui principalmente para professores e desenvolvedores avaliarem o potencial para a aprendizagem de um jogo digital educacional.

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Publicado

2021-12-28

Como Citar

DE SOUZA SANTOS, W. PAJDE: Um modelo avaliativo para jogos digitais educacionais. RENOTE, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 101–110, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.121192. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/121192. Acesso em: 2 fev. 2023.

Edição

Seção

Jogos digitais aplicados ao ensino/aprendizagem