Aprendizagem de física e engajamento através do jogo nivelamento online durante a pandemia da COVID-19

Autores

  • Danilo Sande Universidade Estadual do Centro Oeste
  • Denise Sande Centro Universitário UNA Contagem
  • Ana Amélia Carvalho Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.121187

Palavras-chave:

jogo Nivelamento Online, jogos educacionais, engajamento, ensino de Física, pandemia

Resumo

Neste artigo, analisou-se o efeito da utilização do jogo Nivelamento Online (NiO) na aprendizagem de Física e no engajamento de dois grupos de alunos universitários durante a pandemia da COVID-19. O grupo 1 utilizou o jogo para resolver uma série de problemas de Física na primeira semana, enquanto o grupo 2 resolveu os mesmos desafios no Moodle. Na semana seguinte, os grupos responderam a uma nova série de problemas, mas trocaram os recursos tecnológicos. No estudo, foram coletados dados de usabilidade através do questionário SUS, de engajamento com o instrumento EGameFlow, e de aprendizagem, motivação e satisfação dos alunos no questionário sobre a experiência do aluno. Os resultados obtidos evidenciam que o jogo Nivelamento Online propiciou satisfação na experiência ao usuário e mostrou-se eficiente como uma ferramenta de apoio ao ensino não presencial, proporcionando engajamento aos estudantes universitários, além de melhores resultados na aprendizagem, motivação e satisfação quando comparado com o Moodle.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-12-28

Como Citar

SANDE, D.; SANDE, D.; CARVALHO, A. A. Aprendizagem de física e engajamento através do jogo nivelamento online durante a pandemia da COVID-19. RENOTE, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 61–70, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.121187. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/121187. Acesso em: 2 fev. 2023.

Edição

Seção

Jogos digitais aplicados ao ensino/aprendizagem