Aplicações de game learning analytics na abordagem sobre conceitos de matemática

Autores

  • Josevandro Barros Nascimento Universidade Federal Rural De Pernambuco
  • Rodrigo Lins Rodrigues Universidade Federal Rural De Pernambuco
  • Vladimir Lira Veras Xavier De Andrade Universidade Federal Rural De Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.121186

Palavras-chave:

Mapeamento sistemático, Mineração de Dados Educacionais, Game Learning Analytics

Resumo

Este trabalho apresenta um mapeamento sistemático, com a finalidade de entender como estão as pesquisas sobre o tema de Game Learning Analytics - GLA, aplicado com as técnicas de Mineração de Dados Educacionais - (MDE) no contexto dos conteúdos de matemática. A análise destas abordagens fornece contribuições para identificar os conteúdos da matemática que são abordados com GLA, as técnicas MDE utilizadas em games voltados para aprendizagem de matemática, as aplicações learning analytics (LA) na aprendizagem de matemática. Em relação a análise das técnicas, encontramos técnicas como Teste-t, Regressão logística, rede bayesiana, árvore de classificação, regressão linear, correlação, análise de variância e sobrevivência que são métodos que estão sendo mais aplicados à análise de aprendizagem de jogos. Os resultados obtidos com este mapeamento sistemático indicam, uma ausência dos conteúdos de matemática voltados para a aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental dos Anos Finais. Os resultados desta pesquisa abrangem as principais lacunas de pesquisa envolvendo GLA na educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-12-28

Como Citar

BARROS NASCIMENTO, J.; LINS RODRIGUES, R.; LIRA VERAS XAVIER DE ANDRADE, V. Aplicações de game learning analytics na abordagem sobre conceitos de matemática. RENOTE, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 51–60, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.121186. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/121186. Acesso em: 2 fev. 2023.

Edição

Seção

Jogos digitais aplicados ao ensino/aprendizagem