Fórum como estratégia para o engajamento na disciplina de geometria plana: análise de uma experiência em ensino remoto

Autores

  • Márcia Rodrigues Notare PPGIE/UFRGS
  • Renata Cezar Pinto PPGIE/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.121181

Palavras-chave:

GeoGebra, geometria euclidiana, fórum colaborativo, ensino remoto

Resumo

Este artigo apresenta uma investigação sobre os impactos do engajamento e das interações sociais na aprendizagem de Geometria Euclidiana Plana, em atividades realizadas em fóruns no ambiente virtual de aprendizagem institucional, durante o Ensino Remoto Emergencial. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com o objetivo de identificar evidências de desenvolvimento do pensamento geométrico e da habilidade de argumentação, além da apropriação dos recursos do software GeoGebra para apoiar a argumentação nos fóruns de discussão colaborativa disponibilizados ao longo do desenvolvimento da disciplina. Os resultados da pesquisa mostram que o engajamento nos fóruns teve impacto positivo nas construções geométricas realizadas no GeoGebra e na qualidade das demonstrações geométricas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-12-28

Como Citar

RODRIGUES NOTARE, M.; CEZAR PINTO, R. Fórum como estratégia para o engajamento na disciplina de geometria plana: análise de uma experiência em ensino remoto. RENOTE, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 1–10, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.121181. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/121181. Acesso em: 2 fev. 2023.

Edição

Seção

Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador