Tecnologias no trabalho docente: Um olhar para o processo cognitivo de construção de estratégias pedagógicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.118548

Palavras-chave:

estratégia pedagógica, arquitetura pedagógica, formação continuada online, possível cognitivo

Resumo

O contexto educacional vigente vem exigindo das instituições de ensino e dos docentes uma busca constante pela inovação, sendo necessário um repensar da formação continuada e, em especial, da prática pedagógica. O presente artigo propõe um modelo para compreensão do processo cognitivo de construção de estratégias educacionais pelos docentes. O modelo foi construído com base no constructo Piagetiano dos possíveis, a partir de uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, na qual foram analisadas as vivências de docentes em
duas arquiteturas pedagógicas aplicadas numa formação continuada online. Através de um processo evolutivo e não-linear, o modelo permite ao docente buscar heurísticas para abrirse a novos possíveis, de acordo com os desafios que vivencia, estimulando-o a se reinventar em prol de uma educação emergente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-07-28

Como Citar

MICHELS, A. B.; DE MOURA FERREIRA DANILEVICZ, Ângela; ARAGÓN, R. Tecnologias no trabalho docente: Um olhar para o processo cognitivo de construção de estratégias pedagógicas. RENOTE, Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 564–573, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.118548. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/118548. Acesso em: 29 jan. 2023.

Edição

Seção

TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas