Sisen - sistema computacional baseado na teoria das inteligências múltiplas e nos estilos de aprendizagem para auxiliar os processos de ensino-aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.118545

Palavras-chave:

estilos de aprendizagem, inteligências múltiplas, processos de ensino-aprendizagem, sistema computacional

Resumo

Este trabalho tem como objetivo contribuir para a construção de processos de ensino e aprendizagem mais personalizados por meio da elaboração e análise de um sistema computacional para identificar inteligências múltiplas e estilos de aprendizagem. Baseado nas teorias de Gardner (1983) e de Honey & Mumford (1986), foi elaborado e avaliado um programa que desenvolve o autoconhecimento cognitivo dos estudantes e fornece o perfil de aprendizagem das turmas aos seus docentes, contribuindo, assim, para a elaboração de conteúdos educacionais que atendam a esses diferentes estilos de aprendizagem. Embora possa ser aplicado em diversas áreas, o sistema desenvolvido foi testado por estudantes universitários matriculados na disciplina de Lógica de Programação e avaliado por meio de um questionário de satisfação baseado no modelo Kano (1984). Nessa avaliação, foram analisados diferentes atributos (interesse no tema, utilidade e clareza do conteúdo, necessidade de adição de mais conteúdos, design do sistema, expansão do conhecimento, estimulação de habilidades cognitivas e melhora no aprendizado). Como resultado, verifica-se entre os participantes da pesquisa a percepção de que é muito importante conhecer o perfil cognitivo das turmas antes do início do curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-07-28

Como Citar

GODOY MARTINS CORRÊA, D.; GODOY MARTINS CORRÊA, B.; OLIVEIRA, T.; STRINGHINI, D. Sisen - sistema computacional baseado na teoria das inteligências múltiplas e nos estilos de aprendizagem para auxiliar os processos de ensino-aprendizagem. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 533–542, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.118545. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/118545. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC