A cultura Kaingang e o Scratch nas aulas de matemática: Uma proposta pedagógica para o ensino fundamental a partir do olhar etnomatemático

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.118540

Palavras-chave:

Etnomatemática, Tecnologias Digitais, Cultura Indígena Kaingang

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta pedagógica em desenvolvimento envolvendo a cultura indígena Kaingang e a programação no software Scratch. Intenciona-se aplicá-la com alunos do Ensino Fundamental na disciplina de Matemática, tendo como objetivo aprender e refletir sobre culturas que estão em interação com a cultura dos alunos. O Scratch servirá para simular grafismos ou outros aspectos da cultura Kaingang através da programação de animações, de forma que a matemática acadêmica faça parte deste processo. A proposta permite trabalhar a matemática como um meio para representar e conhecer culturas e conhecimentos de outras fontes não acadêmicas e estimular a criatividade dos estudantes. Por fim, espera-se que os alunos reflitam sobre os significados culturais representados na arte indígena e, com isso, possam respeitar as diferenças, pois vivem em uma sociedade com marcas da multiculturalidade.

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Publicado

2021-07-28

Como Citar

LOPES BITENCOURT, A.; GIL FERREIRA, E. A cultura Kaingang e o Scratch nas aulas de matemática: Uma proposta pedagógica para o ensino fundamental a partir do olhar etnomatemático. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 503–512, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.118540. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/118540. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC