Construção de um quadro-cristal para aplicação em ambientes híbridos de ensino tecnológico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.118528

Palavras-chave:

ensino híbrido, aula invertida, ensino de química, quadro–cristal, OBS

Resumo

Os estudantes modernos necessitam de estratégias de ensino criativas,
engajadoras, e que sejam capazes de minimizar as distrações. Neste contexto, as metodologias ativas com salas de aula invertidas apoiadas em videoaulas se destacam, pois permitem que os alunos façam o autogerenciamento da duração e do ritmo de aprendizagem. Pensando em contribuir para a melhoria do ensino em uma instituição de ensino profissionalizante de Brasília, decidimos construir uma infraestrutura para gravação de videoaulas onde o instrutor fica frente a frente com a câmera enquanto este realiza anotações com canetas luminescentes em uma superfície transparente: o quadro–cristal. Neste artigo compartilhamos nossas experiências durante a construção do primeiro estúdio de lightboard do Distrito Federal, bem como discutimos as boas práticas de uso da ferramenta e mostramos algumas possibilidades didáticas de como ela pode ser explorada no Ensino de Química.

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Publicado

2021-07-28

Como Citar

CONCEIÇÃO ALVES, F. L.; VIANA DE FREITAS, T.; LEITE DE BRITO, J. G. Construção de um quadro-cristal para aplicação em ambientes híbridos de ensino tecnológico. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 382–391, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.118528. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/118528. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Plataformas abertas, código aberto, software livre e seus impactos, usos e metodologias em processos de ensino-aprendiza