Capacitação em tecnologias digitais para educação: Uma ação de enfrentamento ao ensino remoto emergencial na UFSM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.118412

Palavras-chave:

COVID-19, Ensino Remoto Emergencial, Fluência digital

Resumo

Este artigo apresenta e discute as ações realizadas na capacitação de fluência
tecnológica para o planejamento de atividades para o ensino remoto, implementadas em 2020 e 2021, na Universidade Federal de Santa Maria. Este estudo tem a finalidade de apresentar e discutir as ações realizadas por meio dos cursos de capacitações de fluência tecnológica, oferecidos aos servidores da UFSM, a fim de dar continuidade às atividades de ensino-aprendizagem no formato remoto. A organização metodológica, baseada no Design Based Research, envolveu a produção e a disponibilização de tutoriais em vídeos
e arquivos, fóruns de discussões e momentos síncronos semanais. Os resultados dos feedbacks apontam que a capacitação contribuiu para a atualização de estratégias metodológicas, o aperfeiçoamento das atividades remotas administrativas e de ensino, qualificando, assim, com a fluência digital dos servidores da UFSM, participantes dos cursos.

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Publicado

2021-07-28

Como Citar

CANABARRO DREHMER-MARQUES, K.; ZAVAGLIA MARQUES, J. F.; DA ROCHA SCHNEIDER, D.; OLIVEIRA DA ENCARNAÇÃO, R.; ZANCAN, S.; MÜLLER, L. Capacitação em tecnologias digitais para educação: Uma ação de enfrentamento ao ensino remoto emergencial na UFSM. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 94–104, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.118412. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/118412. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensino e aprendizagem mediados por computador