Capacitação em tecnologias digitais para educação: Uma ação de enfrentamento ao ensino remoto emergencial na UFSM
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.118412Palavras-chave:
COVID-19, Ensino Remoto Emergencial, Fluência digitalResumo
Este artigo apresenta e discute as ações realizadas na capacitação de fluência
tecnológica para o planejamento de atividades para o ensino remoto, implementadas em 2020 e 2021, na Universidade Federal de Santa Maria. Este estudo tem a finalidade de apresentar e discutir as ações realizadas por meio dos cursos de capacitações de fluência tecnológica, oferecidos aos servidores da UFSM, a fim de dar continuidade às atividades de ensino-aprendizagem no formato remoto. A organização metodológica, baseada no Design Based Research, envolveu a produção e a disponibilização de tutoriais em vídeos
e arquivos, fóruns de discussões e momentos síncronos semanais. Os resultados dos feedbacks apontam que a capacitação contribuiu para a atualização de estratégias metodológicas, o aperfeiçoamento das atividades remotas administrativas e de ensino, qualificando, assim, com a fluência digital dos servidores da UFSM, participantes dos cursos.
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