Estratégias pedagógicas no ensino remoto: Possibilidades para diminuir a exclusão digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.118391

Palavras-chave:

Estratégias Pedagógicas, Ensino Remoto, Arquitetura Pedagógica, Exclusão digital

Resumo

O presente estudo trata da construção e aplicação de Estratégias Pedagógicas (EP) voltadas para atender o Ensino Remoto (ER) como uma possibilidade para minimizar as distâncias e a exclusão digital que podem ocorrer durante esse período. Para tanto, apresenta-se o planejamento realizado em uma disciplina de graduação através de uma Arquitetura Pedagógica (AP) com seus aspectos
organizacionais, de conteúdo, metodológico e tecnológico para esta modalidade de ensino, assim como as EP. A coleta de dados ocorreu através do acompanhamento de atividades síncronas e assíncronas realizadas no período de 2021/1 no curso de Pedagogia em uma universidade federal pública no Sul do país. Como resultados, aponta-se que as EP planejadas e implementadas foram
relevantes para dar continuidade nas práticas pedagógicas com intuito de diminuir a exclusão digital. Essa circunstância pode ocorrer no ER por vários motivos, desde o fato de estar isolado em um momento de pandemia até a falta de recursos tecnológicos que possibilitem realizar as atividades escolares. Sendo assim, acredita-se que o planejamento de uma arquitetura e de EP voltadas para o ER são primordiais, e devem levar em conta o contexto, a realidade, a modalidade e o público-alvo em questão para que se obtenha êxito nas práticas docentes.

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Publicado

2021-07-28

Como Citar

SILVEIRA SONEGO, A. H.; SILVA DA SILVA, J.; ALEJANDRA BEHAR, P. Estratégias pedagógicas no ensino remoto: Possibilidades para diminuir a exclusão digital. RENOTE, Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 62–72, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.118391. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/118391. Acesso em: 3 fev. 2023.

Edição

Seção

Educação a distância