ATIVA: um ambiente virtual para apoiar o ensino e aprendizagem de Aluno com deficiência intelectual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.118385

Palavras-chave:

Deficiência Intelectual, RAD, Ambiente Virtual, Jogos Sérios

Resumo

Este artigo apresenta um ambiente virtual, denominado de Ativa, que tem a finalidade de permitir aos professores de instituições de ensino de alunos com
deficiência intelectual (DI) gerenciar as atividades de suas aulas por meio de jogos sérios, o coordenador pedagógico gerenciar as turmas e o aluno executar a aula. A pesquisa é de natureza aplicada e usou da observação nas aulas de informática em uma instituição de modalidade de educação especial da região para relatar e identificar os requisitos do ambiente. O ambiente foi criado usando a metodologia Rapid Application Development (RAD) e envolveu a criação de quatro módulos. Como resultado o Ativa permite ao professor reusar aulas que já estão cadastradas, mantém uma base de dados sobre os jogos sérios gratuitos que podem ser aplicados aos alunos com DI como fixação de conteúdo, é um ambiente integrado contendo aulas de várias matérias e atende as individualidades dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-07-28

Como Citar

SCHULTZ GARCIA DA LUZ, V.; RIOS PINTO, P. V.; NASSER MATOS, S.; BRONOSKI BORGES, H. ATIVA: um ambiente virtual para apoiar o ensino e aprendizagem de Aluno com deficiência intelectual. RENOTE, Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 21–30, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.118385. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/118385. Acesso em: 5 fev. 2023.

Edição

Seção

Ambientes virtuais de aprendizagem