O uso do TikTok no contexto educacional

Autores

  • Claudia Smaniotto Barin PPGEPT/UFSM
  • Ricardo Machado Ellensohn PPGEPT/UFSM – UNIPAMPA/Caçapava do Sul
  • Marcelo Freitas da Silva PPGEPT/UFSM

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.110306

Palavras-chave:

Redes Sociais. Distribuição de conteúdo na Web. Mediação tecnológica.

Resumo

O uso de recursos da tecnologia no contexto educacional vem sendo discutido nas últimas décadas, no entanto com a necessidade do distanciamento social decorrente do Covid-19, a disruptura tornou-se mais evidente. Nesse sentido, o trabalho consiste de um relato de experiência sobre o uso da rede social TikTok no contexto educacional. Metodologicamente apoiados no Design Based Research, produziu-se uma proposta de design, visando engajar os estudantes, matriculados na disciplina de Química, no processo de aprendizagem. Com base nos resultados afirmamos que vídeos curtos têm potencial para despertar o interesse dos estudantes pelo conteúdo e, que a abordagem humorística contida nos vídeos TikTok, contribui para um aprendizado mais agradável. Assim, o TikTok pode ser útil tanto para distribuição de conteúdo quanto para avaliação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-01-04

Como Citar

SMANIOTTO BARIN, C.; MACHADO ELLENSOHN, R.; FREITAS DA SILVA, M. O uso do TikTok no contexto educacional. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 630–639, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.110306. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/110306. Acesso em: 19 mar. 2024.