Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK) in pre-service and in-service chemistry teacher training: a systematic literature review
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.110304Palavras-chave:
TPACK, chemistry teachers, educational technologies, 21st-century abilities.Resumo
To guide the integration of Information and Communication Technologies (ICT) in the classroom, the theoretical model Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK), proposed by Mishra and Koehler in 2006, reinforces the importance of connecting pedagogical, technological, and content knowledge of teachers. This research sought to investigate the literature on how the theoretical model TPACK is being used for the integration of technology in Chemistry teaching. This investigation was based on a Systematic Literature Review (SLR), reaching a sample of 23 articles published in scientific journals from 2006 to 2019. In general, the researches that composed this SLR uses the theoretical model TPACK in a more theoretical way and mostly in in-service teacher training. The lack of research in the Brazilian context signals the need for more work supported by this framework, which can lead to practices that are more aligned with the contemporary needs of Chemistry teacher training.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).