Pensamento Computacional e o Ensino de Matemática no Brasil: Um Mapeamento Sistemático

Autores

  • Mariana Almeida Ferreira CCHE/UEPB
  • Ana Emília Victor Barbosa Coutinho CCHE/UEPB
  • Brauner Gonçalves Coutinho CCHE/UEPB

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.110300

Palavras-chave:

Pensamento computacional, ensino de matemática, mapeamento sistemático.

Resumo

No Brasil, o desenvolvimento do Pensamento Computacional associado ao ensino de Matemática está previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada em 2018. Anteriormente, alguns estudos brasileiros com esta temática já vinham sendo desenvolvidos. O presente artigo visa realizar um mapeamento sistemático com os trabalhos publicados nos últimos cinco anos, em português, que relacionem o Pensamento Computacional com o ensino de Matemática. Os resultados indicam um aumento significativo no número de trabalhos publicados no último ano, particularmente, na área de Educação Matemática. Também observou-se que a maioria dos trabalhos é voltada para Educação Básica, mais especificamente, para o Ensino Fundamental, e abordam um conjunto diversificado de conteúdos. Entretanto, observou-se uma carência de trabalhos mais direcionados à formação de professores de Matemática.

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Publicado

2021-01-04

Como Citar

ALMEIDA FERREIRA, M.; EMÍLIA VICTOR BARBOSA COUTINHO, A.; GONÇALVES COUTINHO, B. Pensamento Computacional e o Ensino de Matemática no Brasil: Um Mapeamento Sistemático. RENOTE, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 591–600, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.110300. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/110300. Acesso em: 18 ago. 2022.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC