Sistemas de Recomendação Educacional baseados em Competências: uma revisão sistemática da literatura

Autores

  • Vinicius Lunkes Cezar Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE) Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Porto Alegre, RS – Brasil. Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) - Porto Alegre, RS – Brasil.
  • Roberto da Silva Araujo Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE) Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Porto Alegre, RS – Brasil. Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) - Porto Alegre, RS – Brasil.
  • Mariele de Almeida Lanes Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE) Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Porto Alegre, RS – Brasil.
  • Michele Alda Rosso Guizzo Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE) Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Porto Alegre, RS – Brasil. Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) – Criciúma, SC – Brasil.
  • Jacqueline Mayumi Akazaki Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE) Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Porto Alegre, RS – Brasil.
  • Cristina Alba Torezzan Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE) Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Porto Alegre, RS – Brasil.
  • Patricia Alejandra Behar Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE) Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Porto Alegre, RS – Brasil.
  • Leandro Kruge Wives Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE) Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Porto Alegre, RS – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.110292

Palavras-chave:

Sistemas de Recomendação Educacionais, Competências, Revisão Sistemática da Literatura.

Resumo

Este artigo traz uma Revisão Sistemática da Literatura de Sistemas de Recomendação Educacionais baseados em competências, analisando os estudos primários localizados nas principais bases de dados de literatura científica e revistas nacionais. A metodologia utilizou um framework de 6 etapas, iniciando com a definição do tema central até a apresentação dos resultados do estudo. As análises demonstraram que o principal usuário da recomendação baseada em competências nos estudos publicados são alunos do ensino superior, e os itens mais recomendados são objetos de aprendizagem e atividades educacionais. Além disso, foi possível identificar ferramentas de avaliação de competências no âmbito educacional. Desse modo, o estudo pretende contribuir para o resultado de trabalhos futuros na área.

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Publicado

2021-01-04

Como Citar

LUNKES CEZAR, V.; DA SILVA ARAUJO, R.; DE ALMEIDA LANES, M.; ALDA ROSSO GUIZZO, M.; MAYUMI AKAZAKI, J.; ALBA TOREZZAN, C.; ALEJANDRA BEHAR, P.; KRUGE WIVES, L. Sistemas de Recomendação Educacional baseados em Competências: uma revisão sistemática da literatura. RENOTE, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 521–530, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.110292. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/110292. Acesso em: 7 fev. 2023.