Uso da tecnologia como ferramenta educativa sobre pré-natal odontológico: Uma revisão integrativa.
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.110264Palavras-chave:
Gravidez, aplicativo móvel, pré-natal, educação em saúde.Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar evidências científicas que utilizaram diferentes tipos de metodologias e proposições sobre o uso de aplicativos móveis para gestantes, no contexto do pré-natal odontológico, através de uma revisão integrativa da literatura. De acordo com a metodologia PICO, a busca foi realizada entre os meses de outubro/2019 a abril/2020, nas bases de dados MedLine (via PubMed), Google Scholar e a biblioteca virtual SciELO. A pesquisa identificou um total de 484 artigos sendo 102 artigos provenientes da literatura branca e 382 artigos da literatura cinzenta. Dos 47 artigos incluídos no estudo, 33 (70%) artigos relataram o uso de aplicativos ou protótipos de aplicativos em sua metodologia e 14 artigos avaliaram somente a efetividade dos aplicativos, sem citar nenhum aplicativo específico. Em relação aos artigos que descreviam a usabilidade de aplicativos móveis no período do pré-natal, 70% concluiu que os aplicativos móveis avaliados foram capazes de desempenhar um papel importante na melhoria dos resultados em saúde e forneceram soluções adequadas para a melhoria na qualidade de atendimento no período do pré-natal. Concluiu-se através dessa revisão integrativa que existe uma escassez na literatura científica relacionada a aplicativos móveis para pré-natal odontológico sendo um campo amplo a ser explorado.
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