Recurso Educacional Digital (RED) para os anos iniciais do Ensino Fundamental aspectos pedagógicos e a Base Nacional Comum Curricular

Autores

  • Rayssa Araújo Hitzschky Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • José Aires de Castro Filho Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Raquel Santiago Freire Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.110262

Palavras-chave:

Recurso Educacional Digital. Desenvolvimento pedagógico. Base Nacional Comum Curricular.

Resumo

Este estudo teve como objetivo compreender os aspectos pedagógicos envolvidos no desenvolvimento de um Recurso Educacional Digital (RED) de Língua Portuguesa, fundamentado nas habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). De natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, a pesquisa parte do pressuposto de que é preciso aprofundar o desenvolvimento de RED a partir de aspectos de natureza pedagógica e não somente técnica. A pesquisa evidenciou elementos importantes do desenvolvimento pedagógico, como: Alinhamento teórico, Intencionalidade pedagógica e Consistência técnico-pedagógica. Esses aspectos devem ser considerados no desenvolvimento de RED, como parte primordial do desenvolvimento de recursos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-01-04

Como Citar

ARAÚJO HITZSCHKY, R.; AIRES DE CASTRO FILHO, J.; SANTIAGO FREIRE, R. Recurso Educacional Digital (RED) para os anos iniciais do Ensino Fundamental aspectos pedagógicos e a Base Nacional Comum Curricular. RENOTE, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 408–417, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.110262. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/110262. Acesso em: 7 fev. 2023.

Edição

Seção

Projeto e desenvolvimento de objetos educacionais