Um jogo sério para auxiliar o ensino-aprendizagem de estudantes de medicina

Autores

  • Jesaías Carvalho Pereira Silva UFRN e UFERSA
  • Everton Jales de Oliveira UFERSA
  • Ademar França de Sousa Neto UFCG
  • Leonardo Torres Marques UFC
  • Bruno de Sousa Monteiro UFERSA
  • Araken de Medeiros Santos UFERSA
  • Francisco Milton Mendes Neto UFERSA

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.110246

Palavras-chave:

Jogo Sério. Simulador. Medicina. Aprendizagem. Aprendizado de Máquina.

Resumo

A rápida expansão da rede de faculdades de medicina trouxe um déficit na qualidade de ensino, devido à falta de infraestrutura e recursos em algumas universidades, prejudicando, assim, a formação teórica e prática dos alunos. Porém, com os avanços significativos das tecnologias móveis nos últimos anos, as instituições de ensino estão a proporcionar novos contextos e oportunidades de aprendizagem e ensino. Assim, os jogos sérios podem ser utilizados para auxiliar no ensino e aprendizagem dos estudantes. Com base neste contexto, foi desenvolvido um simulador/jogo sério com o objetivo de auxiliar o aprendizado dos alunos de medicina em casos clínicos e assuntos em gerais da área. O trabalho conta com dois projetos, o primeiro é o jogo sério mobile e o segundo é um algoritmo de aprendizado de máquina e múltiplos classificadores, utilizado para classificar doenças. Os resultados da avaliação mostram indícios de que a ferramenta tem potencial para servir de auxílio para o ensino aprendizagem para os potenciais usuários.

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Publicado

2021-01-04

Como Citar

CARVALHO PEREIRA SILVA, J.; JALES DE OLIVEIRA, E.; FRANÇA DE SOUSA NETO, A.; TORRES MARQUES, L.; DE SOUSA MONTEIRO, B.; DE MEDEIROS SANTOS, A.; MILTON MENDES NETO, F. Um jogo sério para auxiliar o ensino-aprendizagem de estudantes de medicina. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 316–325, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.110246. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/110246. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Jogos digitais aplicados ao ensino/aprendizagem