Jogos Educacionais Digitais no Ensino Infantil: Uma Revisão Sistemática da Literatura

Autores

  • Lucineide Cruz Araújo PPgITE-IMD-UFRN
  • Charles Andryê Galvão Madeira PPgITE-IMD-UFRN

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.110238

Palavras-chave:

Educação Infantil, Jogos Educacionais Digitais, Processo de Aprendizagem.

Resumo

As crianças estão imersas na cultura digital. Mesmo antes de frequentarem a escola, fazem uso de aparatos tecnológicos com interfaces de interação sensíveis ao toque, como é o caso dos jogos digitais, muitas vezes sem mediação. Este artigo tem por objetivo investigar trabalhos que analisam como os jogos educacionais digitais estão contribuindo no processo de ensino e aprendizagem das crianças da Educação Infantil. Para isso propõe uma revisão sistemática da literatura. Como resultado, verificou-se que os trabalhos analisados destacam o uso dos jogos digitais como uma importante ferramenta para a prática pedagógica e para a aprendizagem da criança, embora ainda existam lacunas de investigações no que se refere à relação dos jogos digitais com os campos de experiência citados pela BNCC, de forma que possibilite o desenvolvimento de habilidades.

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Publicado

2021-01-04

Como Citar

CRUZ ARAÚJO, L.; ANDRYÊ GALVÃO MADEIRA, C. Jogos Educacionais Digitais no Ensino Infantil: Uma Revisão Sistemática da Literatura. RENOTE, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 286–295, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.110238. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/110238. Acesso em: 29 jan. 2023.

Edição

Seção

Jogos digitais aplicados ao ensino/aprendizagem