Uma Metodologia para Avaliação de Recursos Off-line em Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Autores

  • Flávia Linhalis NIED/UNICAMP
  • Ayla C. Pereira Machado NIED & FEEC/UNICAMP
  • Lucas E. de Lima Vascon NIED & FEEC/UNICAMP
  • André C. da Silva IFSP-Hortolândia & NIED/UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.110228

Palavras-chave:

Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), off-line, avaliação.

Resumo

Desde meados março de 2020, estamos vivenciando no Brasil um isolamento social em decorrência da pandemia Covid-19. Uma das medidas para o enfrentamento da pandemia foi a suspensão das aulas presenciais. Discussões acerca da continuação das aulas apontaram para o emprego de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), o que salientou o desafio de dar oportunidades de acesso à tecnologia e ao conhecimento a todos, pois, muitas vezes, o acesso à Internet se dá por uma rede intermitente. Nesse caso, a escolha de plataformas que possibilitam o estudo off-line pode fazer a diferença para um público significativo. Neste artigo, uma metodologia para avaliar recursos off-line de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) foi criada, uma solução que pode ajudar professores e gestores de instituições de ensino na escolha de uma plataforma mais inclusiva. A metodologia foi avaliada com dois AVAs amplamente adotados durante a pandemia - o Moodle e o Google Classroom. Os resultados mostram que o Moodle está bem mais preparado para situações onde há instabilidade no acesso à rede.

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Publicado

2021-01-04

Como Citar

LINHALIS, F.; C. PEREIRA MACHADO, A.; E. DE LIMA VASCON, L.; C. DA SILVA, A. Uma Metodologia para Avaliação de Recursos Off-line em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. RENOTE, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 204–214, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.110228. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/110228. Acesso em: 4 jul. 2022.