Um Estudo Terciário Sobre o Ensino de Computação no Brasil

Autores

  • Leo Natan Paschoal Universidade de São Paulo
  • Pedro Henrique Dias Valle Universidade de São Paulo
  • Silvana M. Melo Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.106051

Palavras-chave:

Ensino de Computação, Revisão Sistemática, Estudo Terciário.

Resumo

O ensino de computação tem ganhado espaço em conferências e períodicos brasileiros que envolvem tecnologias educacionais. Nesse contexto, têm sido discutidas abordagens e mecanismos para apoiar (i) iniciativas que visam desenvolver o pensamento computacional, (ii) movimentos que visam promover mulheres na computação e (iii) problemas que emergem no contexto de ensino de disciplinas de Computação. Nessa perspectiva, estudos secundários vêm sendo produzidos, com o propósito de sintetizar as contribuições já estabelecidas. Apesar disso, não há um panorama sobre quais os tópicos sobre o ensino de Computação já foram investigados, bem como os problemas inerentes a esses tópicos e suas soluções. Nesse sentido, este artigo aborda um estudo terciário, visando contribuir com essa temática, por meio de uma análise das evidêencias sobre os tópicos abordados em ensino de Computação, os principais problemas e soluções propostas.

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Publicado

2020-07-31

Como Citar

NATAN PASCHOAL, L.; HENRIQUE DIAS VALLE, P.; M. MELO, S. Um Estudo Terciário Sobre o Ensino de Computação no Brasil. RENOTE, Porto Alegre, v. 18, n. 1, 2020. DOI: 10.22456/1679-1916.106051. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/106051. Acesso em: 1 dez. 2022.

Edição

Seção

TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas