Uma experiência de uso de Sistemas de Resposta à Audiência em atividade de educação não formal

Autores

  • Robertino Mendes Santiago Jr Universidade Federal do Paraná
  • Carlos Roberto Beleti Junior Universidade Federal do Paraná
  • Maytê Gouvêa Coleto Bezerra Universidade Federal do Paraná
  • Alexandre Prusch Züge Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.106050

Palavras-chave:

arquitetura de computadores, educação não formal, sistemas de resposta à audiência.

Resumo

O uso da tecnologia, na Educação, tem crescido, contribuindo para experiências mais atraentes e para aprendizagens significativas. Um recurso destacado são os Sistemas de Resposta à Audiência (SRA), que permitem encorajar a participação, recolher e processar as informações e viabilizar feedback imediato. Aqui, relatamos o uso do SRA em uma ação de Educação não formal sobre Arquitetura de Computadores (AC), com 160 estudantes dos anos finais, do Ensino Fundamental, antes e depois de intervenções que apresentavam componentes de computadores. O SRA, além da relação com o tema da AC, foi de fácil uso, permitiu agilidade no tratamento dos dados e esclarecimento de dúvidas. Assim, o SRA evidenciou virtudes e fragilidades, incrementando a ação e orientando ajustes que a melhorarão em novas oportunidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-07-31

Como Citar

MENDES SANTIAGO JR, R.; ROBERTO BELETI JUNIOR, C.; GOUVÊA COLETO BEZERRA, M.; PRUSCH ZÜGE, A. Uma experiência de uso de Sistemas de Resposta à Audiência em atividade de educação não formal. RENOTE, Porto Alegre, v. 18, n. 1, 2020. DOI: 10.22456/1679-1916.106050. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/106050. Acesso em: 2 out. 2022.

Edição

Seção

TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas