Um retrato sobre o ensino do Pensamento Computacional em anos finais do Ensino Fundamental no Sertão Paraibano

Autores

  • Francisco Ribeiro dos Santos Júnior CI - UFPB
  • Danielle Rousy Dias Ricarte CI - UFPB

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.106049

Palavras-chave:

Educação Básica, Ensino de Computação, Pensamento Computacional, Resolução de Problemas.

Resumo

O Pensamento Computacional, tido como uma das competências para habilidades exigidas no século XXI para o exercício da cidadania, está relacionada a capacidade de utilizar conceitos de computação para a resolução de problemas de diversas áreas de conhecimento. Ele abre caminhos para os futuros profissionais e ajuda no desenvolvimento mais efetivo de conhecimentos da capacidade de resolver problemas, apoiando e relacionando-se com outras ciências. Nesta perspectiva, o presente trabalho propôs investigar, através de uma pesquisa exploratória, o ensino de conceitos e abordagens do pensamento computacional nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), tendo como campo de pesquisa, escolas públicas do Sertão da Paraíba. Utilizou-se um questionário para coleta de informações a respeito do perfil socioprofissional dos professores e seu entendimento a respeito do Pensamento Computacional. Pode-se concluir que a definição de Pensamento Computacional ainda é desconhecida pela maioria dos participantes da pesquisa, além de ser amplamente associado ao uso de computadores e outras tecnologias digitais em sala de aula. Os conceitos de paralelização, análise de dados e coleta de dados, ligados a computação, foram identificados os mais abordados nas aulas, sendo matemática a disciplina que utiliza com maior frequência os conceitos abordados.

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Publicado

2020-07-31

Como Citar

RIBEIRO DOS SANTOS JÚNIOR, F.; ROUSY DIAS RICARTE, D. Um retrato sobre o ensino do Pensamento Computacional em anos finais do Ensino Fundamental no Sertão Paraibano. RENOTE, Porto Alegre, v. 18, n. 1, 2020. DOI: 10.22456/1679-1916.106049. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/106049. Acesso em: 29 set. 2022.

Edição

Seção

TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas