PComp-Model: desenvolvendo competências para o Pensamento Computacional

Autores

  • Maria Claudete Schorr PPGIE, UFRGS
  • Magda Bercht PPGIE, UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.106048

Palavras-chave:

Pensamento Computacional. Ensino. Aprendizagem. Competências.

Resumo

Este artigo apresenta um modelo de Ensino e Aprendizagem intitulado PCom-Model que tem por objetivo desenvolver competências para o Pensamento Computacional. Uma instância do modelo está estruturada em duas versões, uma para o aluno e outra para o professor, o modelo baseia-se na arquitetura de manipulação de dados definida por: Entrada, Processamento e Saída de dados. Em um estudo com estudantes do 3º ano do Ensino Médio no componente curricular de Biologia, o modelo apresentou resultados positivos no que se refere à interpretação e ao nível de abstração durante a elaboração das soluções para os problemas propostos.

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Publicado

2020-07-31

Como Citar

CLAUDETE SCHORR, M.; BERCHT, M. PComp-Model: desenvolvendo competências para o Pensamento Computacional. RENOTE, Porto Alegre, v. 18, n. 1, 2020. DOI: 10.22456/1679-1916.106048. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/106048. Acesso em: 29 set. 2022.

Edição

Seção

TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas