Ensino de Redes de Computadores Mediado por Tecnologias Educacionais: um Mapeamento Sistemático da Literatura

Autores

  • Alisson Emanuel Diniz Santos IFMA/Campus São João dos Patos
  • Thiago Reis da Silva IFMA/Campus São João dos Patos
  • Felipe Gonçalves dos Santos IFPI/Campus Corrente
  • Filipe Fontinele de Almeida FAESF/PI
  • Julian Rodrigues Valério IFPI/Campus São Raimundo Nonato
  • Eduardo Henrique da Silva Aranha UFRN/PPgSC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.106043

Palavras-chave:

Redes de Computadores, Tecnologias Educacionais, Mapeamento Sistemático da Literatura.

Resumo

O ensino na área de Redes de Computadores, assim como em outras áreas da computação é de difícil entendimento para grande parte dos estudantes, sendo assim um desafio para os professores da área. Por outro lado, novas abordagens tecnológicas investigadas pela academia muitas vezes não chegam ao conhecimento dos professores e, consequentemente, às salas de aula. Visando levar este conhecimento a sociedade, este artigo apresenta os resultados de um Mapeamento Sistemático da Literatura (MSL) que buscou investigar e identificar, em nível nacional, as principais tecnologias educacionais e estratégias pedagógicas utilizadas como mediadoras para o ensino de redes de computadores. Após a seleção dos estudos primários, foram analisados 36 estudos, os quais indicaram que Ferramentas e Jogos são as abordagens mais utilizadas. Os resultados ainda apresentam a baixa aplicação de métodos empíricos como meio de avaliação dos resultados obtidos pelas pesquisas desenvolvidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-07-31

Como Citar

EMANUEL DINIZ SANTOS, A.; REIS DA SILVA, T.; GONÇALVES DOS SANTOS, F.; FONTINELE DE ALMEIDA, F.; RODRIGUES VALÉRIO, J.; HENRIQUE DA SILVA ARANHA, E. Ensino de Redes de Computadores Mediado por Tecnologias Educacionais: um Mapeamento Sistemático da Literatura. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 18, n. 1, 2020. DOI: 10.22456/1679-1916.106043. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/106043. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas