Ensino de Redes de Computadores Mediado por Tecnologias Educacionais: um Mapeamento Sistemático da Literatura
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.106043Palavras-chave:
Redes de Computadores, Tecnologias Educacionais, Mapeamento Sistemático da Literatura.Resumo
O ensino na área de Redes de Computadores, assim como em outras áreas da computação é de difícil entendimento para grande parte dos estudantes, sendo assim um desafio para os professores da área. Por outro lado, novas abordagens tecnológicas investigadas pela academia muitas vezes não chegam ao conhecimento dos professores e, consequentemente, às salas de aula. Visando levar este conhecimento a sociedade, este artigo apresenta os resultados de um Mapeamento Sistemático da Literatura (MSL) que buscou investigar e identificar, em nível nacional, as principais tecnologias educacionais e estratégias pedagógicas utilizadas como mediadoras para o ensino de redes de computadores. Após a seleção dos estudos primários, foram analisados 36 estudos, os quais indicaram que Ferramentas e Jogos são as abordagens mais utilizadas. Os resultados ainda apresentam a baixa aplicação de métodos empíricos como meio de avaliação dos resultados obtidos pelas pesquisas desenvolvidas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).