Aplicativos educacionais na formação de professores

Autores

  • Anna Helena Silveira Sonego Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE) Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Porto Alegre, RS – Brasil.
  • Aline Goulart Rodrigues Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Porto Alegre, RS – Brasil.
  • Patricia Alejandra Behar Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE) Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Porto Alegre, RS – Brasil. Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Porto Alegre, RS – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.106042

Palavras-chave:

aplicativos educacionais, aprendizagem móvel, dispositivos móveis, formação de professores.

Resumo

Esse artigo apresenta a construção de aplicativos educacionais na formação de professores como uma possibilidade de uso dos dispositivos móveis em sala de aula para o desenvolvimento da m-learning. A cada ano aumenta a quantidade de tecnologias digitais que fazem parte do nosso cotidiano, possibilitando também o seu uso no âmbito escolar. Desse modo, percebe-se que há a necessidade de explorar, criar materiais e manipular os dispositivos móveis desde a formação inicial, para que o professor tenha subsídios teórico-práticos que, posteriormente, possam ser implementados na sua prática docente. O presente estudo adotou a metodologia de estudo de caso, em uma universidade no sul do brasil, onde 60 alunos de diversos cursos de licenciaturas participaram da pesquisa. Como resultados, observou-se que a utilização de dispositivos móveis, especificamente, com a construção de aplicativos, pode ser considerada uma possibilidade para inovar no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, é capaz de potencializar a comunicação, o compartilhamento de informações, a autoria de conteúdo, criatividade e autonomia dos envolvidos nesse processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-07-31

Como Citar

HELENA SILVEIRA SONEGO, A.; GOULART RODRIGUES, A.; ALEJANDRA BEHAR, P. Aplicativos educacionais na formação de professores. RENOTE, Porto Alegre, v. 18, n. 1, 2020. DOI: 10.22456/1679-1916.106042. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/106042. Acesso em: 29 set. 2022.

Edição

Seção

TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas