O ensino de pensamento computacional através de um jogo de tabuleiro em ambiente desplugado: relato de experiência de formação docente

Autores

  • Anderson Dall Agnol IFRS Campus Porto Alegre
  • Crístian Gusberti IFRS Campus Porto Alegre
  • Silvia C. Bertagnolli IFRS Campus Porto Alegre

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.106036

Palavras-chave:

Pensamento Computacional, Jogos Desplugados, Jogo de Tabuleiro.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de apresentar o processo de elaboração, aplicação e avaliação de um jogo de tabuleiro denominado Planetar, o qual tem por finalidade explorar de forma prática os quatro pilares do pensamento computacional (PC). Como metodologia, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, a revisão sistemática sobre PC e um estudo de caso. Para o desenvolvimento do jogo foi adotado o processo de desenvolvimento de jogos educacionais chamado ENgAGED. O principal resultado identificado com a avaliação do jogo foi o aumento do interesse por parte dos participantes em ensinar PC na educação básica. Além disso, a execução do jogo também revelou que atividades lúdicas podem ser empregadas no engajamento de professores.

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Publicado

2020-07-31

Como Citar

DALL AGNOL, A.; GUSBERTI, C.; C. BERTAGNOLLI, S. O ensino de pensamento computacional através de um jogo de tabuleiro em ambiente desplugado: relato de experiência de formação docente. RENOTE, Porto Alegre, v. 18, n. 1, 2020. DOI: 10.22456/1679-1916.106036. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/106036. Acesso em: 6 jul. 2022.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC