O Construcionismo e o software de programação App Inventor 2 na formação inicial de professores de Ciências

Autores

  • Rafael Felipe Pszybylski IFPR
  • Marcelo Souza Motta UTFPR
  • Marco Aurélio Kalinke UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.106034

Palavras-chave:

Formação Inicial de Professores. Tecnologias Digitais na Educação. App inventor. Dimensões do Construcionismo. Aplicativos Educacionais Móveis

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar se o desenvolvimento de aplicativos educacionais móveis no software de programação App inventor 2, possibilita a criação de um ambiente de aprendizagem construcionista na formação inicial de professores de Ciências. A pesquisa foi realizada com estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma instituição pública do Paraná. A apresentação do software ocorreu por meio de um guia didático introdutório, que aborda as principais funções do App Inventor, a construção detalhada de uma calculadora, um jogo no formato de quiz e alguns desafios. Após a aplicação do guia didático, os estudantes construíram aplicativos educacionais móveis autorais para o ensino de Física. A metodologia da pesquisa se refere a uma abordagem qualitativa e para a constituição dos dados, utilizaram-se diferentes instrumentos metodológicos, a saber: observações, anotações, questionários, relatórios e os aplicativos desenvolvidos pelos estudantes. A análise dos dados revelou que o App inventor 2 permitiu a criação de um ambiente de aprendizagem construcionista, potencializando situações de ensino e aprendizagem criativas, inovadoras e reflexivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-07-31

Como Citar

FELIPE PSZYBYLSKI, R.; SOUZA MOTTA, M.; AURÉLIO KALINKE, M. O Construcionismo e o software de programação App Inventor 2 na formação inicial de professores de Ciências. RENOTE, Porto Alegre, v. 18, n. 1, 2020. DOI: 10.22456/1679-1916.106034. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/106034. Acesso em: 29 set. 2022.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC