Métodos e ferramentas para o processo de planejamento docente no contexto dos estudos da área de Design da Aprendizagem

Autores

  • Gabrielle dos Santos Universidade Feevale
  • Patrícia Scherer Bassani Scherer Bassani

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.106018

Palavras-chave:

design da aprendizagem, planejamento docente, ensino superior, experiências de aprendizagem, alinhamento construtivo

Resumo

O planejamento docente se caracteriza a partir de três etapas complementares: a definição dos resultados pretendidos, a proposição das atividades de ensino e as atividades avaliativas. Estudos na área de Design da Aprendizagem focam na proposição de ferramentas e métodos para guiar o planejamento e o compartilhamento de atividades de aprendizagem. Assim, este estudo tem por objetivo identificar quais as ferramentas e os métodos usados no contexto do planejamento docente a partir dos estudos na área de Design da Aprendizagem. A metodologia de pesquisa envolveu uma revisão sistemática de literatura, a partir de três bases de dados. Como resultados foram identificadas 12 ferramentas e métodos produzidos entre os anos de 2007 e 2018, que podem ser utilizados no processo de planejamento docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-07-31

Como Citar

DOS SANTOS, G.; SCHERER BASSANI, P. Métodos e ferramentas para o processo de planejamento docente no contexto dos estudos da área de Design da Aprendizagem. RENOTE, Porto Alegre, v. 18, n. 1, 2020. DOI: 10.22456/1679-1916.106018. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/106018. Acesso em: 29 set. 2022.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC