Habilitadores da transformação digital em direção à Educação 4.0

Autores

  • Katyeudo Karlos de Sousa Oliveira Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada (PPGIA) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Ricardo André Cavalcante de Souza Departamento de Computação (DC) – Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada (PPGIA) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.106012

Palavras-chave:

educação 4.0, transformação digital, habilitadores, habilidades.

Resumo

À medida que a globalização e os rápidos avanços tecnológicos transformavam o modo de convivência humana e o mundo do trabalho, os sistemas educacionais cresciam desconectados das realidades e necessidades da sociedade e economia global. Entretanto, a pandemia do vírus COVID-19, que provocou a interrupção de aulas em escala mundial, tende a ser um catalisador para a transformação digital na educação. A transformação digital na educação envolve, além do uso de tecnologia, habilidades digitais necessárias a estudantes e professores, e a adoção de pedagogias e práticas inovadoras. Esse trabalho apresenta uma consolidação dos habilitadores organizacionais, tecnológicos e humanos que devem orientar as estratégias de transformação digital em direção à Educação 4.0, resultante da análise de documentos de organizações internacionais de referência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-07-31

Como Citar

KARLOS DE SOUSA OLIVEIRA, K.; ANDRÉ CAVALCANTE DE SOUZA, R. Habilitadores da transformação digital em direção à Educação 4.0. RENOTE, Porto Alegre, v. 18, n. 1, 2020. DOI: 10.22456/1679-1916.106012. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/106012. Acesso em: 29 set. 2022.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC