DEP–DM: Uma Abordagem baseada em Ensemble Regression para o Diagnóstico de Problemas Educacionais

Autores

  • Paulo Mello da Silva CIN /UFPE – PE
  • Marilia N. C. A. Lima ECOMP/ UPE
  • Roberta A. A. Fagundes ECOMP/UPE
  • Fernando da F. de Souza CIN/UFPE

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.106009

Palavras-chave:

Este artigo apresenta a abordagem DEP-DM, baseada em modelos Ensemble Regression para o diagnóstico do problema do desempenho escolar dos estudantes das escolas públicas de Pernambuco. O estudo baseou-se em informações do SAEB do ano de 2013. O conhecimen

Resumo

Este artigo apresenta a abordagem DEP-DM, baseada em modelos Ensemble Regression para o diagnóstico do problema do desempenho escolar dos estudantes das escolas públicas de Pernambuco. O estudo baseou-se em informações do SAEB do ano de 2013. O conhecimento foi extraído por meio da abordagem proposta, sendo possível identificar os fatores associados e estabelecer as relações de causa e efeito com o problema do desempenho escolar. Por fim, foram aplicados modelos de regressão paramétricos e não paramétricos para a previsão desse desempenho. Os resultados e diagnóstico apresentam que os fatores relacionados a infraestrutura da escola, ensino e familiares, exercem forte influência sobre o desempenho escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-07-31

Como Citar

MELLO DA SILVA, P.; N. C. A. LIMA, M.; A. A. FAGUNDES, R.; DA F. DE SOUZA, F. DEP–DM: Uma Abordagem baseada em Ensemble Regression para o Diagnóstico de Problemas Educacionais. RENOTE, Porto Alegre, v. 18, n. 1, 2020. DOI: 10.22456/1679-1916.106009. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/106009. Acesso em: 1 out. 2022.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC