Um Framework para Desenvolvimento de Softwares de Suporte ao Ensino para Plataformas Móveis

Autores

  • Miguel Ângelo Rodrigues Mocbel UFPA
  • Vicente Caldas de Castro UFPA
  • Laciene Alves Melo UFPA
  • Leonardo Nunes Gonçalves UFPA
  • Marco Aurelio Silva Costa UFPA
  • Carlos dos Santos Portela UFPA
  • Fabricio de Souza Farias UFPA

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.105970

Palavras-chave:

mobile-learning, aplicativos, framework, ciências exatas.

Resumo

A educação é uma das áreas que vêm aderindo cada vez mais ao uso da tecnologia como suporte à realização de suas tarefas. Uma forma de acesso aos conteúdos educativos é através do uso de dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Este tipo de acesso é denominado de aprendizagem com mobilidade ou mobilelearning (m-learning). O presente trabalho apresenta o FRAmework de Suporte ao Ensino (FRASE) voltado ao desenvolvimento de aplicativos m-learning. Para a validação desse framework, implementou-se um aplicativo abordando conteúdos de Ciências Exatas. O aplicativo foi submetido à avaliação via questionário e os resultados obtidos demonstraram altos índices de aceitação por parte dos usuários em relação aos itens de interface de usuário, aprendizagem, organização e satisfação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-07-31

Como Citar

ÂNGELO RODRIGUES MOCBEL, M.; CALDAS DE CASTRO, V.; ALVES MELO, L.; NUNES GONÇALVES, L.; AURELIO SILVA COSTA, M.; DOS SANTOS PORTELA, C.; DE SOUZA FARIAS, F. Um Framework para Desenvolvimento de Softwares de Suporte ao Ensino para Plataformas Móveis. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 18, n. 1, 2020. DOI: 10.22456/1679-1916.105970. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/105970. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Projeto e desenvolvimento de objetos educacionais