Tecnologias digitais desenvolvidas para o ensino por competências e habilidades no ensino fundamental após a BNCC: uma revisão sistemática da literatura

Autores

  • Jarles Tarsso Gomes Santos PPgITE/UFRN
  • Aquiles Medeiros Filgueira Burlamaqui PPgITE/UFRN

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.105968

Palavras-chave:

material didático, artefatos digitais, inovação, avaliação, aprendizagem.

Resumo

Com a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o ensino no Brasil passa a ser pautado pelo desenvolvimento de competências e habilidades,
buscando formar cidadãos aptos a viver em sociedade. Desse modo, diversos estudos buscam desenvolver tecnologias digitais para auxiliar o ensino nesse aspecto. Partindo desse pressuposto, este estudo busca apresentar uma revisão sistemática da literatura, mostrando os estudos que tratam da produção de tecnologias digitais, com foco no ensino de competências e habilidades previstas pela BNCC, para o ensino fundamental. Os resultados apontam que estudos dessa natureza vêm crescendo nos últimos anos, porém ainda encontram limitações para garantir o sucesso do ensino.

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Publicado

2020-07-31

Como Citar

TARSSO GOMES SANTOS, J.; MEDEIROS FILGUEIRA BURLAMAQUI, A. Tecnologias digitais desenvolvidas para o ensino por competências e habilidades no ensino fundamental após a BNCC: uma revisão sistemática da literatura. RENOTE, Porto Alegre, v. 18, n. 1, 2020. DOI: 10.22456/1679-1916.105968. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/105968. Acesso em: 7 ago. 2022.

Edição

Seção

Projeto e desenvolvimento de objetos educacionais