Desenvolvimento de Jogos Educacionais Digitais: um Relato de Experiência com o Framework PlayEduc

Autores

  • Samanta Ferreira Aires PPgITE-IMD-UFRN
  • Charles Andryê Galvão Madeira PPgITE-IMD-UFRN

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.105959

Palavras-chave:

Jogos Educacionais Digitais, Processo de Desenvolvimento de Jogos, Framework PlayEduc.

Resumo

Os jogos educacionais digitais vêm ganhando espaço como alternativa para
auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, mas a qualidade deles depende tanto da forma em que são concebidos quanto da forma em que são aplicados. Por isso, diversas ferramentas têm sido desenvolvidas para permitir avaliar a qualidade dos mesmos em vários aspectos. No entanto, ainda são poucas as ferramentas existentes direcionadas à etapa de concepção, de modo que os jogos venham a ser desenvolvidos da forma mais adequada. Este artigo relata um exemplo de aplicação do framework PlayEduc ao longo do processo de desenvolvimento de um jogo educacional digital por uma equipe multidisciplinar. O objetivo desta aplicação foi avaliar o quanto os princípios do PlayEduc auxiliam à equipe envolvida. Os resultados obtidos são bastante promissores.

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Publicado

2020-07-31

Como Citar

FERREIRA AIRES, S.; ANDRYÊ GALVÃO MADEIRA, C. Desenvolvimento de Jogos Educacionais Digitais: um Relato de Experiência com o Framework PlayEduc. RENOTE, Porto Alegre, v. 18, n. 1, 2020. DOI: 10.22456/1679-1916.105959. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/105959. Acesso em: 7 ago. 2022.

Edição

Seção

Projeto e desenvolvimento de objetos educacionais