LABORATÓRIOS REMOTOS DE FPGA COM FOCO NO ENSINO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Autores

  • Ana Lúcia da Silva Beraldo ICT/Unifesp
  • Tiago de Oliveira Tiago de Oliveira ICT/Unifesp
  • Denise Stringini ICT/Unifesp

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.105944

Palavras-chave:

laboratório remoto, FPGA, ensino, aprendizagem

Resumo

Esta revisão sistemática foi realizada para se ter uma visão geral do estado da
arte sobre o desenvolvimento de laboratórios remotos específicos de FPGA (Field
Programmable Gate Array) utilizados para o ensino de Circuitos Digitais ou disciplinas similares. Buscou-se identificar quais são as principais funcionalidades do sistema desenvolvido, se a ferramenta permite interação entre os usuários, se o sistema é livre ou comercial, quais equipamentos de hardware foram utilizados no projeto, se há integração com algum ambiente virtual de aprendizagem e se foram realizados testes do sistema com estudantes. Os resultados apontam a existência de um pequeno número de laboratórios remotos específicos de FPGA com foco no ensino sendo que, a maioria deles está concentrada na Europa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-07-31

Como Citar

LÚCIA DA SILVA BERALDO, A.; TIAGO DE OLIVEIRA, T. de O.; STRINGINI, D. LABORATÓRIOS REMOTOS DE FPGA COM FOCO NO ENSINO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. RENOTE, Porto Alegre, v. 18, n. 1, 2020. DOI: 10.22456/1679-1916.105944. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/105944. Acesso em: 17 ago. 2022.

Edição

Seção

Laboratórios digitais