Mapeando o uso de Jogos para o Ensino de Arte-Educação: uma Revisão Sistemática de Literatura e Pesquisa Netnográfica

Autores

  • Rebeca Sasso Laureano Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede – UFSM
  • Giliane Bernardi Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede – UFSM Departamento de Computação Aplicada – UFSM
  • Andre Zanki Cordenonsi Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede – UFSM 3Departamento de Arquivologia – UFSM

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.105941

Palavras-chave:

Arte-Educação, Jogos, Revisão Sistemática da Literatura, Pesquisa Netnográfica.

Resumo

O ensino da arte-educação é, atualmente, entrelaçado aos temas contemporâneos tais quais as tecnologias digitais e temas de cultura visual, suas produções, seus sentidos e seus compartilhamentos. Sendo assim, as Tecnologias Educacionais possuem um papel importante como uma possibilidade de modificar e integrar espaços de ensino, atuando na arte-educação como um propulsor de encontros entre estes temas, problematizando a cultura e as maneiras como enxergamos a realidade ao nosso redor. Uma das formas de propor estes encontros são os jogos, presentes no cotidiano de muitos estudantes e que apresentam inúmeras possibilidades didáticas. Neste artigo, propõe-se mapear o uso de jogos para o ensino de arte-educação através de duas abordagens: uma Revisão Sistemática de Literatura e uma Pesquisa Netnográfica realizada em uma rede social. Como resultados, verificou-se que a relação entre a arte-educação e os jogos ainda é incipiente no Brasil, tanto no meio acadêmico, quanto nas práticas pedagógicas dos professores em exercício, alvos da pesquisa netnográfica, indicando que a mesma se apresenta como um campo fértil para a pesquisa.

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Publicado

2020-07-31

Como Citar

SASSO LAUREANO, R.; BERNARDI, G.; ZANKI CORDENONSI, A. Mapeando o uso de Jogos para o Ensino de Arte-Educação: uma Revisão Sistemática de Literatura e Pesquisa Netnográfica. RENOTE, Porto Alegre, v. 18, n. 1, 2020. DOI: 10.22456/1679-1916.105941. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/105941. Acesso em: 17 ago. 2022.