Master Prato: Jogo em Realidade Aumentada para Auxílio no Desenvolvimento de Hábitos Alimentares Saudáveis em Crianças

Autores

  • Cleiton Carvalho Machado UNIVASF, Brasil
  • Ricardo Argenton Ramos UNIVASF, Brasil
  • Lucas Florêncio de Brito UNIVASF, Brasil
  • Sayonara Cordeiro de Marins Nogueira UNIVASF, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.105937

Palavras-chave:

Jogos Sérios. Realidade Aumentada. Educação Alimentar.

Resumo

Os maus hábitos alimentares desde a infância é um dos fatores que acarretam
a obesidade e por consequência o desenvolvimento de doenças ligadas a esta. Assim, este artigo apresenta o Master Prato, um jogo que utiliza a realidade aumentada (RA) para auxiliar o aprendizado de crianças na combinação de refeições saudáveis. No jogo podem-se criar pratos com vários alimentos à disposição e desta forma, receber uma pontuação sobre o quão saudável foi a refeição criada. O jogo é personalizável, e para cada jogador são feitos cálculos para identificar a necessidade de consumo de nutrientes para cada um montar o seu prato. Foi feita uma avaliação por nutricionistas com o foco no envolvimento, funcionalidades, estética e as informações presentes. Com os resultados obtidos constatou-se que o jogo se mostrou relevante para ser aplicado na educação.

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Publicado

2020-07-31

Como Citar

CARVALHO MACHADO, C.; ARGENTON RAMOS, R.; FLORÊNCIO DE BRITO, L.; CORDEIRO DE MARINS NOGUEIRA, S. Master Prato: Jogo em Realidade Aumentada para Auxílio no Desenvolvimento de Hábitos Alimentares Saudáveis em Crianças. RENOTE, Porto Alegre, v. 18, n. 1, 2020. DOI: 10.22456/1679-1916.105937. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/105937. Acesso em: 7 ago. 2022.

Edição

Seção

Jogos digitais aplicados ao ensino/aprendizagem