Jogo Acidente Zero: elementos de gamificação para o ensino e aprendizagem de saúde e segurança do trabalho em um curso técnico integrado

Autores

  • Leandro Waltzer Einhardt IFSUL
  • Carlos Emilio Padilla Severo IFSUL

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.105936

Palavras-chave:

Gamificação, Jogo de tabuleiro, Ensino técnico integrado.

Resumo

este texto apresenta reflexões sobre gamificação na educação profissional, com base nos conceitos de educar pela pesquisa (DEMO, 2002), aprendizagem
significativa crítica (MOREIRA, 2011), metodologias ativas (MORAN, 2017),
engajamento escolar (SILVEIRA; JUSTI, 2018) e gamificação (FADEL et al., 2014). A
metodologia foi de natureza qualitativa, cujos instrumentos de coleta de dados foram: entrevistas, questionários e observação participante. O jogo Acidente Zero foi elaborado e aplicado em uma prática educativa, onde os estudantes foram desafiados a resolverem problemas. Os resultados permitiram inferir que os elementos de gamificação escolhidos contribuíram para o engajamento comportamental, afetivo, cognitivo e agente dos estudantes.

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Publicado

2020-07-31

Como Citar

WALTZER EINHARDT, L.; EMILIO PADILLA SEVERO, C. Jogo Acidente Zero: elementos de gamificação para o ensino e aprendizagem de saúde e segurança do trabalho em um curso técnico integrado. RENOTE, Porto Alegre, v. 18, n. 1, 2020. DOI: 10.22456/1679-1916.105936. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/105936. Acesso em: 27 jun. 2022.

Edição

Seção

Jogos digitais aplicados ao ensino/aprendizagem