Rede Social de Aprendizagem Colaborativa para Surdos e Deficientes Auditivos

Autores

  • Isabella Sakis PPGTER/UFSM
  • Giliane Bernardi PPGTER/UFSM

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.105930

Palavras-chave:

Rede social, Aprendizagem Colaborativa, Surdos, Deficientes auditivos, Acessibilidade.

Resumo

A inclusão educacional de surdos e deficientes auditivos no ensino superior pode ser
promovida com a oferta de materiais didáticos acessíveis, pois, s e estes forem a penas em Língua Portuguesa, poderão não ser compreendidos pelos que não dominam essa língua. Considerando-se o papel das tecnologias e das redes sociais na inclusão social desses alunos, acredita-se que estas podem ser utilizadas também para promover a sua i nclusão educacional. Assim, dentro desta perspectiva, f oi desenvolvida uma rede social de aprendizagem colaborativa, em que usuários surdos ou deficientes auditivos podem compartilhar materiais didáticos a cessíveis. Esse artigo relata a modelagem, o desenvolvimento e as avaliações iniciais dessa aplicação, que segue em contínuo desenvolvimento para aprimorar suas funcionalidades e torná-la cada vez mais adequada às necessidades dos usuários.

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Publicado

2020-07-31

Como Citar

SAKIS, I.; BERNARDI, G. Rede Social de Aprendizagem Colaborativa para Surdos e Deficientes Auditivos. RENOTE, Porto Alegre, v. 18, n. 1, 2020. DOI: 10.22456/1679-1916.105930. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/105930. Acesso em: 7 ago. 2022.

Edição

Seção

Informática na Educação Especial