EzCom: Um Recurso de Comunicação Aumentativa e Alternativa para Promover a Comunicação de Crianças com Histórico de Deficiência Intelectual

Autores

  • Tiago Anunciação Ricaldi
  • Carla Diacui Medeiros Berkenbrock UDESC
  • Larissa Alexandra da Silva Lima UDESC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.105928

Palavras-chave:

Comunicação Aumentativa e Alternativa, Tecnologia Assistiva, Deficiência Intelectual, Inclusão Social.

Resumo

A comunicação é essencial para o estabelecimento das relações sociais entre os seres humanos. A comunicação pode utilizar recursos de tecnologia da informação por meio da Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) para auxiliar na inclusão social de pessoas com histórico de deficiência intelectual (DI). Esta pesquisa visa promover comunicação de crianças com histórico de deficiência intelectual e sem fala funcional, por meio de uma ferramenta CAA com a vocalização do alfabeto e figuras. A metodologia utilizada para o desenvolvimento está fundamentada no processo de engenharia de software do Agile Unified Process (AUP) e no processo de Interação Humano-Computador (HCI) de Design Centrado no Usuário. Além disso, este trabalho utiliza a metodologia de avaliação do Design de Sujeito Único. Este trabalho utiliza a metodologia de avaliação Single Subject Design para para analisar a comunicação das crianças antes e depois da intervenção da tecnologia. Esta pesquisa apresenta os testes para promover a comunicação de quatro crianças com deficiência intelectual. Os primeiros resultados sugerem que a ferramenta será melhor utilizada por crianças sem comunicação oral, com deficiência intelectual leve e em fase de alfabetização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Anunciação Ricaldi

UDESC

Downloads

Publicado

2020-07-31

Como Citar

ANUNCIAÇÃO RICALDI, T.; DIACUI MEDEIROS BERKENBROCK, C.; ALEXANDRA DA SILVA LIMA, L. EzCom: Um Recurso de Comunicação Aumentativa e Alternativa para Promover a Comunicação de Crianças com Histórico de Deficiência Intelectual. RENOTE, Porto Alegre, v. 18, n. 1, 2020. DOI: 10.22456/1679-1916.105928. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/105928. Acesso em: 17 ago. 2022.

Edição

Seção

Informática na Educação Especial